Notícia

Saiba como planejar o cardápio da ceia de natal
img 06 dez/2018

Saiba como planejar o cardápio da ceia de natal

Começou a correria das festas de fim de ano. Faltam menos de 20 dias para o Natal, e o CRN-3 vai te ajudar a planejar esta refeição tão importante, com orientações da nutricionista Viviani Fontana (CRN-3 8369), conselheira da atual gestão.

“Pense em receitas que envolvem pouca manipulação para evitar a contaminação, e preparações que demandam poucas etapas para que você consiga aproveitar a festa”, explica Viviani, que trabalha como consultora e docente em Gestão, Qualidade e Segurança Alimentar na área de Nutrição em Alimentação Coletiva.

Para começar o planejamento do cardápio, o ideal é conversar com os convidados para decidir qual será o prato principal. As opções mais tradicionais incluem aves (peru ou chester), suínos (pernil ou tender) e peixes (salmão ou bacalhau). Há também algumas receitas de família com carne bovina que sempre são bem vindas, como os cortes de Lagarto e Maminha recheados. Dentre essas opções, escolha no máximo duas para evitar o desperdício.

A partir da definição do prato principal, comece a planejar os acompanhamentos. Uma torta salgada, fatiada em pequenas porções, é uma ótima opção de entrada para servir antes do jantar. Outra escolha interessante para esta etapa é o suflê, uma receita relativamente simples a base de ovos e farinha de trigo que pode levar diversos recheios, como legumes ou queijo. Quem vai receber convidados que não comem carne, pode dar mais destaque para o suflê.

 

Acompanhamentos  

Pense em 3 ou 4 receitas com itens variados que vão compor uma refeição. As combinações mais tradicionais incluem maionese, farofas especiais, arroz de festa, batatas coradas, legumes assados ou grelhados.

Comece com a escolha de uma receita de arroz mais elaborada, que pode levar milho e passas ou nozes e espumante. Outro acompanhamento que não pode faltar é a salada, que pode ser um mix de folhas frescas (alface romana e roxa, rúcula, agrião) com tomate-cereja, decorado com fatias de manga, ou outra fruta de sua preferência. Nessa época do ano, é comum encontrarmos diversas frutas coloridas e saborosas que não podem ficar de fora do cardápio da sua ceia. 

E a farofa? Essa tradicional receita está presente em muitas confraternizações, e pode aparecer em diversas versões. Outras preparações que envolvem ingredientes farináceos e podem integrar o cardápio da ceia são o virado de grãos e o cuzcuz marroquino.

E se a ideia é economizar tempo e recursos, aproveite que o forno será usado para o cozimento das carnes, e prepare uma seleção de legumes em uma assadeira, regados com azeite de oliva e temperados com alecrim. Nesta receita, inclua alimentos como batata doce, batata inglesa e mandioquinha, além da abóbora, que pode ser assada ainda com a casca. A vantagem dessa preparação é que ajuda a otimizar o tempo, pois enquanto a carne e os legumes estão no forno, você pode cuidar dos demais preparativos.

Na semana que vem, vamos trazer uma série de orientações para você planejar as quantidades dos principais itens, levando em conta o número de convidados da sua ceia!